Associação reivindica mais segurança também em bairros mais afastados

Guarulhos, 12 de novembro de 2008

Com as festas de final de ano, aumenta consideravelmente o número de assaltos e roubos. Em toda a cidade de Guarulhos estima-se que existam cerca de 50 mil estabelecimentos (empresas e comércio) instalados. Só na região central, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) estima que esse número seja de 10 mil. “A preocupação nossa não é apenas em relação ao comércio da região central. A segurança com os centros comerciais existentes nos bairros também preocupa, entre eles o das regiões da praça 8 de Dezembro (Taboão), Pimentas e Vila Galvão, que estão crescendo bastante, e o do Jardim São João”, comentou Wilson Lourenço, presidente da entidade.

A ACE irá divulgar nos seus canais de comunicação sobre os cuidados que comerciantes e a população devem ter nesta época do ano. De acordo com o presidente da entidade, Wilson Lourenço, também serão enviados ofícios ao comando da Policia Militar para saber como serão as operações. Outro ponto ressaltado por Wilson Lourenço é referente a demora para a implantação das câmaras de monitoramento no Centro.

“Nós gostaríamos que o monitoramento da região central estivesse funcionando. Isso inibiria muito a ação dos bandidos. A instalação estava prevista desde quando eu era presidente do Conseg da Vila Galvão. Quando o Conselho Municipal de Segurança foi criado apresentamos uma série de sugestões, entre elas o monitoramento por vídeo. Agora por meio de recursos Secretaria Nacional de Segurança Pública, a prefeitura conseguiu viabilizar a compra. Mas o processo de licitação demorou muito. Estamos ansiosos para implantar mais rápido possível”.

Câmeras – A previsão da Prefeitura é de que na primeira semana de dezembro as primeiras câmeras comecem a ser instaladas. As ruas Dom Pedro II e Sete de Setembro, Centro deverão ser as primeiras a receber os primeiros equipamentos.

A primeira fase de implantação do monitoramento eletrônico atenderá a região central, entre elas as praças Getúlio Vargas e IV Centenário. O Centro da cidade ganhou prioridade devido à grande movimentação de pessoas. Por dia passam pela região cerca de 250 mil pessoas por dia.

A Prefeitura trabalha com a expectativa que as primeiras câmaras comecem a funcionar antes do aniversário de Guarulhos, comemorado no dia 8 de dezembro.