Guarulhos adere ao Pronasci

Guarulhos, 14 de dezembro de 2007

Guarulhos é a mais nova cidade da região metropolitana de São Paulo a aderir ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O termo de adesão foi assinado no sábado, 8, em solenidade realizada no Paço Municipal, e que contou com a participação do prefeito Elói Pietá, do ministro da Justiça, Tarso Genro e do presidente da ACE-Guarulhos, Wilson Lourenço.


Wilson Lourenço e o ministro da Justiça Tarso GenroA iniciativa vai permitir que a Secretaria de Assuntos para Segurança Pública de Guarulhos consiga recursos para desenvolver, já no início de 2008, dois importantes projetos: a instalação de 29 câmeras de monitoramento eletrônico nas ruas da região central da cidade e a modernização da Guarda Civil Municipal (GCM).

A primeira proposta está orçada em R$ 985,2 mil. A verba será utilizada na aquisição de câmeras, uma viatura e uma motocicleta, além da montagem de uma central de monitoramento na sede da GCM, no Centro.

O outro projeto, de R$ 2,6 milhões, prevê a compra de viaturas, motos, bicicletas, mobiliário, computadores, impressoras, rádio de comunicação e softwares para a GCM. O investimento visa garantir a melhoria da qualidade do serviço oferecido à população.

Durante a cerimônia de assinatura do termo, o prefeito Elói Pietá ressaltou que o investimento será de fundamental importância para o município, tendo em vista que irá melhorar a segurança na região central. Também destacou que toda a cidade sai ganhando com a Guarda Civil Municipal melhor equipada. Pietá agradeceu ao ministro Tarso Genro não apenas pelo apoio, mas por estar em Guarulhos em pleno aniversário de Guarulhos, o que considerou um presente. O ministro da Justiça, na mesma medida, também enfatizou que o Governo Federal tem se empenhado na busca da melhoria da segurança do cidadão. E disse que o Pronasci vai contribuir muito para isso.

“O monitoramento do centro é um objetivo que a ACE-Guarulhos vem perseguindo há anos, mas sempre esbarravamos na ausência de investimentos. Agora com a liberação de recursos do Governo Federal o maior centro comercial de nossa cidade vai ficar mais seguro e confortável para a população”, disse Wilson Lourenço.