ACE inaugura escultura do Deus Mercúrio

Guarulhos, 20 de dezembro de 2007

Os profissionais dos veículos de comunicação de Guarulhos reuniram-se na manhã de quinta-feira, 20, para um café da manhã promovido pela ACE-Guarulhos, em sua nova sede. No evento, o presidente da entidade, Wilson Lourenço, fez um balanço dos primeiros meses de seu mandato, além de presentear os empreendedores e a cidade de Guarulhos com a escultura do Deus Mercúrio – que na mitologia representa os comerciantes.


Wilson Lourenço e Decio Pompêo Junior fazem balanço de 2007

Além da imprensa, que compareceu em peso, o café da manhã contou com a presença de diretores da ACE-Guarulhos, do vereador Gilberto Penido (PR), do diretor municipal de turismo, Adam Kubo, representantes das entidades da cidade, entre outros.

Wilson Lourenço falou à imprensa que vem cumprindo a risca as propostas de seu mandato. Ele destacou o aumento no número de diretores, em especial, a criação de diretorias regionais ligadas aos principais centros comerciais da cidade.

Lourenço disse, ainda, que a entidade vem criando novas propostas que tem por objetivo principal a fidelização do consumidor guarulhense, como o Feirão de Natal e a campanha publicitária “Neste Natal, o que você procura Guarulhos Tem. Compre em Guarulhos e prestigie o comércio local” realizada em parceria com outras entidades de classe da cidade.

Logo após o bate-papo com a imprensa, o presidente da ACE inaugurou a estátua do Deus Mercúrio, escultura doada pelas empresas Laet Advogados e Metalúrgica Nobre Metais.


Escultura tem 2,10 metros de altura e 1,5 toneladas

A escultura de 2,10 metros e 1,5 toneladas, em mármore branco trazido do Espírito Santo, foi esculpida pelo artista Arthur Guerizoli, que durante cinco meses dedicou-se exclusivamente a dar forma ao Deus Mercúrio. A estátua impressiona pelo tamanho e pela riqueza de detalhes, como os músculos e a bolsa que Mercúrio trás nas costas, representando os mercadores de sua época.

“O Deus Mercúrio além de representar o comércio, também é conhecido como o Deus da agilidade, característica importante para os empreendedores no dia-a-dia de seu trabalho”, disse Lourenço.

O diretor de relações institucionais, Decio Pompêo Junior, ressaltou o sonho dos empreendedores guarulhenses materializado na nova sede da entidade. Para ele, a “Casa do Empreendedor” ganha mais brilho com a escultura. “Todos nós vínhamos acompanhando o trabalho do Arthur Guerizoli apenas por foto. Hoje, com a inauguração desta escultura, pude presenciar a belíssima obra que nossa entidade e Guarulhos foi presenteada”, disse.

O advogado Manoel Marcelo Camargo de Laet, um dos doadores da escultura, comparou o trabalho de Guerizoli ao dos empreendedores, que para ele precisam esculpir bons negócios no dia-a-dia. “Deus Mercúrio vem simbolizar na Casa do Empreendedor a pujança daqueles que ousam empreender em nosso país”, disse.

Já o diretor-proprietário da Nobre Metais, Fernando Gomes Coelho, falou que o presente a ACE-Guarulhos é uma retribuição a tudo que a entidade vem proporcionando a sua empresa. “O empresário precisa entender que sozinho não conseguiremos nada para nossa cidade e que ao lado da ACE isto pode ser mais fácil”, falou.

Os interessados em conferir, de perto, a escultura do Deus Mercúrio pode visitar a “Casa do Empreendedor”, que fica na
Avenida João Bernardo Medeiros, 278, Bom Clima.


Profissionais da imprensa compareceram ao café da manhã da ACE-Guarulhos

Quem foi Deus Mercúrio – As palavras comércio, mercado e mercenário derivam do latim merx (mercadoria), da mesma forma que Mercúrio, Deus alado que protegia os negócios e os lucros. Mercúrio, na religião romana, era o Deus das mercadorias e dos mercadores. Correspondia a Hermes, o veloz mensageiro dos deuses na Mitologia Grega e de quem assimilou as façanhas heróicas.

Mercúrio era considerado um gênio, desde sua infância, dotado de rara inteligência e perspicácia. Atribui-se a ele, ainda criança, a invenção da lira e da flauta. Mercúrio era o mais ocupado de todos os deuses, ou seja, o que mais encargos possuía, por sua extrema habilidade e variados poderes.

Consta, ainda, que seu capacete (denominado Pétaso), o tornava invisível, o que lhe permitia avaliar atitudes e exercer controles sobre a ação de todos, oferecendo-lhe extremos poderes. Esta é a razão pela qual Mercúrio era o principal intérprete das vontades de Zeus e dos deuses do céu, fazendo cumprir as vontades supremas.

Uma das mais belas estátuas, que representam Mercúrio, encontra-se em Florença, na Itália, e foi esculpida por Giambologna, fazendo parte da coleção do Palazzo Bargello.